20210402_123433_edited.jpg

NOSSAS OLIVEIRAS

Ainda Jovem

Nosso pomar está na fase inicial de produção e ainda não atingiu volume comercial de azeite, são necessários de 20 a 25 anos para que as oliveiras atinjam sua plena produção (cerca de 25 kg de olivas) e é necessário aproximadamente 10 kg de azeitonas para a extração de apenas 1 litro de azeite.

 

SOBRE O PLANTIO

Uma Rica História

O Olival surgiu da curiosidade e inquietude de seus proprietários em buscar resposta para a pergunta: porque não é comum o cultivo de oliveiras e produção de azeite de oliva no Brasil?

Inúmeras pesquisas e estudos foram realizados e, em especial, o artigo “Levantamento e caracterização climática das localidades para o cultivo de oliveiras no Estado de São Paulo” realizada por Dra. Angélica Prela Pantano e Dra. Edna Ivani Bertoncini que indicava que a Estância Climática de Cunha possuía todas as condições favoráveis ao cultivo.

Assim, em 2013, iniciou-se o plantio de 04 variedades especificas para a produção de azeites. Hoje, o O Olival é acompanhado e assessorado tecnicamente pelas pesquisadores do referido artigo através da APTA-SP - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios do Governo do Estado de SP.

 

O OLIVAL

O Olival está instalado no Sitio São Jorge em uma área de 4,2 alq, na O Rodovia Paulo Virgínio – Rodovia Cunha x Paraty, km 58,3 no município da Estância Climática de Cunha. Estando a 13km do centro da cidade, a 12km da divisa do estado de São Paulo com Rio de Janeiro e a 33 de Paraty - RJ.

Localizado na Serra do Mar, rodeado de mata atlântica completamente preservada por todos os lados, o O OLIVAL está numa região de clima de montanha e com localização privilegiada: altitude de 1.260m, latitude 23o07’53.92”S e longitude 44o54’41.23”O.

Atualmente, o pomar é cultivado com 3 ha de oliveiras (1.300 pês) de 4 cultivares distintas: Grappolo, Koreineke, Arbequina e Maria da Fé, para extração de azeite de oliva extra virgem, plantadas em 2.013 e 2.015.